Como ter experiência se você não consegue uma vaga de emprego?

504, Avenida Vinte e Um de Abril, Divinópolis, Brasil

Você vive se perguntando como ter experiência se você nunca trabalhou? Seus problemas acabaram!


O mercado de trabalho nunca foi um campo capaz de deixar os profissionais realmente otimistas. Conseguir uma vaga de emprego perpassa por problemas de várias instâncias.


Ter um bom currículo, postura e desenvoltura em uma entrevista de emprego são apenas alguns exemplos.


O principal deles é para quem deseja colher os frutos pela primeira vez. Tem muita gente competente, pronta para arregaçar as mangas e colocar a mão na massa no primeiro emprego, mas faltam empregadores para dar essa chance.


Isso porque todos exigem muitas habilidades, bastante carga horária e o pior, experiência profissional. Mas como ter experiência se não há muitas empresas dispostas a abrir suas portas?


A situação realmente não é fácil, mas reunimos aqui algumas dicas e informações importantíssimas para você que quer essa chance a todo custo. Confira os tópicos e acompanhe a leitura!


  • O mercado de trabalho e seus desafios
  • Por que é tão complicado conseguir uma vaga de emprego sem ter experiência?
  • Dicas base para candidatos com ou sem experiência
  • Por que ter um plano B e como elaborar um?
  • Como ter experiência se você não consegue uma vaga de emprego?


O mercado de trabalho e seus desafios


Em sua divulgação mais recente (3º trimestre de 2020), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ou IBGE entregou alarmantes números, a partir dos dados  da PNAD Contínua, sobre a porcentagem de pessoas na força de trabalho que estão desempregadas.


A taxa de 13,1% totaliza 14,1 milhões de pessoas sem ocupação. Há também a taxa de 30,3% de subutilização, que corresponde a porcentagem da população que trabalha menos horas do que gostaria ou que desistiu de procurar emprego.


Isso mostra o quanto o mercado pode ser desestimulante para os profissionais, em especial para os mais jovens que buscam uma oportunidade, já que são eles os grandes ocupantes dessas taxas de desocupação e subutilização.


Geralmente, esses dados estão atrelados ao fato de que os jovens têm menos oportunidades e, consequentemente, menos experiência e qualificação.


Como agravante, os eventos do último ano relacionados com a pandemia do coronavírus aumentam ainda mais a instabilidade do mercado de trabalho e da economia brasileira.


Além disso, o país enfrentou uma considerável redução de demanda de trabalho, o que inevitavelmente gerou uma grande queda de horas trabalhadas e piora na situação do mercado.


Porém, apesar do mercado de trabalho em si não oferecer muito otimismo, o fato de estarmos avançando pode ser um acalanto para alguns. Ainda estamos abaixo do nível esperado, mas há alguns meses esses números foram piores.


Em todo caso, devemos concordar que desistir não deve ser uma opção e que é sim possível conseguir emprego, com ou sem experiência, desde que você encontre a melhor forma de fazer isso.


Agora vamos entender um pouco sobre a dificuldade para conseguir uma vaga de emprego. Isso ajuda a encontrar as melhores formas de solucionar essa questão. Basta ficar atento aos próximos tópicos!


Por que é tão complicado conseguir uma vaga de emprego sem ter experiência?


Dificuldade Vaga de Emprego

Conseguir uma vaga de emprego já exige bastante luta, imagina conseguir um emprego quando você não tem experiência e vive em um momento de crise econômica nacional? Boa parte da população passa por isso diariamente e pode afirmar sem dúvidas que é um enorme e penoso desafio.


Boa parte da dificuldade está no fato de que os jovens não são preparados em instituições de ensino como colégio e faculdade, para elaborar um bom currículo, se preparar para entrevistas de emprego ou lidar com toda a atmosfera de nervosismo e sufoco que envolve esses processos.


Em paralelo a isso, as empresas exigem cada vez mais a experiência profissional por parte dos candidatos. Nesse cenário, a prática atua como uma comprovação de suas habilidades, conquistas e competências e por isso são fatores tão valorizados.


Mas a verdadeira complicação se dá quando não há empregadores a proporcionar aos “inexperientes” a oportunidade de crescer e aprender.


Tudo isso é potencializado pela configuração de competitividade que o mercado de trabalho apresenta.


Leia também: Por que você não é chamado para uma entrevista de emprego?


Mas, afinal, como poderia ser diferente? Há mais desempregados do que vagas, o que torna a disputa ainda maior.


 Com isso, as vagas são ocupadas por pessoas mais qualificadas e que garantem o cargo aceitando um salário que, por vezes, é menor do que o ideal.


Outro fator que precisa ser mencionado é a comodidade que alguns profissionais se submetem.


Estagnar a formação, o conhecimento e as oportunidade para novas experiências é definitivamente um grande erro bem mais comum do que se imagina.


Claro que há o grupo dos que não conseguiram a prática profissional, mas estão em busca da experiência por outros métodos.


No entanto, há outro grupo que por diferentes razões simplesmente pararam de investir em sua carreira. Para eles, é ainda mais complicado ingressar no mercado.


Dicas base para candidatos com ou sem experiência


Dicas Vaga de Emprego

Nem todos os trabalhadores sabem, mas, durante temporadas específicas do ano, alguns setores empresariais costumam oferecer vagas de emprego. Muitas delas não exigem experiência e mudam a vida de muitos profissionais.


Se você busca Experiência Profissional antes do Primeiro Emprego, leia essa conteúdo também.

Como adquirir experiência antes do primeiro emprego?


As empresas que sempre abrem as portas para essa oportunidade são do ramo de fast food, lojas de departamento, telemarketing e divulgação promocional.


É possível que nenhuma dessas áreas seja sua primeira opção, ainda assim, essas podem levar até você um diferencial, a experiência que você precisa e, principalmente, a tão desejada chance de se inserir no mercado de trabalho.


Antes de apresentar a você nossas dicas, é importante que você se lembre que não é o único que está nessa situação. Há muita gente desempregada e a economia do país demonstra esse quadro com clareza. Sendo assim, saiba que você não está sozinho e que o diálogo com outras pessoas pode ajudar você.


O que nos leva a nossa primeira dica: nem pense em desistir! Já mencionamos o quanto a situação é difícil, mas não falamos nada sobre ser impossível.


Essa é uma das conquistas que só você pode fazer por sua carreira. Daquelas que só você poderá dar o devido valor, mas apenas se você continuar até alcançá-las. E com os passos certos pode ter certeza que a sua hora vai chegar.


Também é fundamental que você não minta nem em seu currículo nem na entrevista de emprego.


Isso até pode funcionar a curtíssimo prazo, mas as mentiras não se sustentam nas dinâmicas do processo seletivo e muito menos ao longo da sua carreira.


E por último, deixe bem claro a sua intenção, tanto para você mesmo quanto para os recrutadores. Se mostre proativo, interessado e muito capaz.


É o momento de se promover e evidenciar como você pode ser útil no ambiente de trabalho.


Por que ter um plano B e como elaborar um?


Alguns fatores podem afetar negativamente o seu plano de carreira inicial. E tudo bem. Você só precisa encarar isso como algo que foi adiado e não cancelado.


Ainda assim, isso faz com que seja muito importante se apoiar em um plano alternativo para continuar engajado e ativo.


Para evitar que você se sinta impotente ou desmotivado perante o quadro pintado pelo mercado de trabalho ou por conta do caminho que seus planos estão tomando, reunimos aqui algumas dicas que podem fundamentar o seu plano B.


Quer saber como? É só conferir!


Aproveite suas habilidades


O trabalho formal é importante, mas não é o único jeito de demonstrar as suas habilidades.


Geralmente a empresa não especifica que sua experiência deve ser em outra empresa, por isso, enalteça as vivências nas quais você usou a suas habilidades para resolver problemas, engajar equipes ou vender um produto/serviço.



Utilize a forma de interação que preferir para descrever as suas habilidades e chamar atenção para o seu trabalho.


Trabalho voluntário


Obviamente é o sonho de qualquer profissional atuar no seu campo de especialidade e ganhar por isso.


Essa é a configuração do trabalho que entendemos socialmente. Mas existem outras formas ideais para quem precisa adquirir experiência profissional. O trabalho voluntário é uma delas.


Com ele você se conecta com o campo de atuação, aprende novas formas de atuar, novas técnicas, aumenta o seu networking e alimenta consideravelmente a sua bagagem profissional.


Trabalhe as suas expectativas


Apesar da vontade de atuar na sua área de interesse, muitas vezes não há vagas disponíveis.


Que tal buscar por outras portas desse mesmo objetivo?


Na mesma empresa que você admira e que combina com você, pode ter vagas para outras tarefas também relacionadas.


Não há mal algum em aceitar essa oportunidade, mesmo que lhe seja oferecido um cargo menor do que você gostaria. Uma vez na empresa, você sempre pode mostrar o seu melhor, crescer junto com ela e se mostrar merecedor de uma promoção interna.


O importante é que a experiência é garantida!


Freelancer


Já pensou em trabalhar para você mesmo? Talvez até de casa?


Se seu plano inicial não deu certo ainda, você pode adiantar projetos pessoas e desengavetar sonhos profissionais antigos e repaginados.


Ao iniciar algo você vai se sentir produtivo e poderá desenvolver habilidades necessárias para o campo de atuação. Talvez, você nem precise mais procurar por emprego em outras empresas.


Tome um tempo para se preparar


Possivelmente, o que te impediu de conseguir uma vaga de emprego foi a falta de preparo.


Se te dispensaram durante o processo seletivo, tome o tempo até a próxima inscrição para se preparar.


Busque saber do que a empresa precisa, seus valores, crenças, cultura organizacional e perfil para a vaga. Leia todas as informações que achar sobre aquele ambiente, as políticas e comentários de colaboradores e ex-colaboradores.


O intuito principal não é que você se molde nesses fatores, mas sim, que você perceba se você é a pessoa certa para a empresa e como se qualificar melhor para o cargo.


Você também pode utilizar essas informações para compreender melhor como adquirir experiência para seu trabalho.


Veja mais exemplos no tópico abaixo!


Como ter experiência se você não consegue uma vaga de emprego?


Conseguir Vaga de Emprego

Essa pergunta é recorrente entre os jovens desempregados.


Mas chegou o momento de respostas. Se você já estabeleceu seu plano B, mas está atualmente focado na missão primeiro emprego, siga algumas das nossas táticas para conquistar a sua vaga!


Valorize a sua bagagem


Você pode até não ter experiência formal, mas certamente há muito na sua bagagem de vida que você pode aproveitar.


Muitos projetos desenvolvidos durante a sua formação pessoal ou profissional podem estar repleta dos conteúdos necessários para se destacar em diversos lugares do mercado de trabalho.


Alimente a sua rede de contatos


O networking abre muitas portas para que você trabalhe, mas você não precisa estar trabalhando para nutrir a sua rede de contatos.


O networking pode ser feito em qualquer lugar, inclusive, com profissionais de outras áreas.


Para utilizar isso como uma forma de conseguir emprego, participe de congressos, feiras de profissões, hackathons e outros.


Assim, você cria conexões com diversos profissionais e com novas tecnologias para fazer toda a diferença em entrevistas, por exemplo.


Se qualifique


Enquanto não encontra um emprego, aplique todo o seu tempo e esforço em qualificação.


Atualmente essa é uma medida mais do que necessária.


Com a qualificação você demonstra que está em busca da sua melhora profissional e, consequentemente, da contribuição para a empresa.


Sendo assim, acompanhe palestras, leia livros sobre a profissão, se inteire sobre cases da área, realize atividades extracurriculares e faça projetos.


Cursos também se mostram como uma opção completa para quem busca o primeiro emprego: você absorve todo o conteúdo e além disso, coloca ele em prática naquele ambiente e/ou fora dele.


Alguns dos cursos apontados no cenário de educação como referência de qualidade são os da Fleek.


Não teria como ser diferente com a metodologia de aprendizado que conta com exemplos reais, treinamentos, conteúdo completo e atualizado nos cursos de inglês, tecnologias e administrativos.


Interessado? Confira no site as diferentes formas de decolar a sua carreira e entre em contato para mais informações!