Como adquirir experiência antes do primeiro emprego?

504, Avenida Vinte e Um de Abril, Divinópolis, Brasil

As pessoas que estão em busca de trabalho - seja ele o primeiro emprego ou não -, comumente se deparam com o requisito da experiência durante o processo de seleção. Algumas vezes, é necessário ter experiência na área que consiste a vaga. Ou ainda ter trabalhado com rotinas X ou programas/softwares Y para conseguir se candidatar ao novo emprego.


O fato de ter experiência é um divisor de águas no momento de candidatar-se e também de concorrer com os demais predispostos à vaga.


Nesse momento, muitas pessoas se questionam como podem conseguir o primeiro emprego já que ele exige experiência. E acredita-se, equivocadamente, que a experiência deriva única e exclusivamente do trabalho.


Nesse artigo, serão mostradas outras maneiras de adquirir experiência antes do primeiro emprego. Que vão ajudar assim, as pessoas que estão iniciando a carreira.


E até mesmo àquelas que já trabalham, mas não sabem como agregar o currículo e melhorar o perfil profissional.


Se livre do tabu: não é necessário trabalhar para ter experiência!


Primeiro Emprego Vaga

É muito comum que as pessoas que estão em busca do primeiro emprego se sintam limitadas e até mesmo quase descartáveis em relação a seleções em que há candidatos com experiência na área ou que já tenham trabalhado em outro emprego.


No entanto, um profissional de recursos humanos ou o recrutador da seleção tendem a analisar diversos aspectos para escolher o candidato que melhor se aplique à vaga. Mas que também agregue a empresa.


Por isso, é ideal se manter positivo, ser sincero e principalmente estar aberto aos feedbacks dados pelas empresas.


Esse último pode ser um trunfo se usado corretamente, pois se você tem algum quesito que precisa ser melhorado que você até então não havia identificado, com o feedback é possível descobri-lo e operar o mais rapidamente possível para ajustá-lo.


Desse modo, é provável que na próxima entrevista você já esteja mais preparado e, portanto, mais apto à vaga em questão.


Se você está com dificuldade em Conseguir uma Vaga de Emprego Leia:
Por que você não é chamado para uma entrevista de emprego?


De que forma é possível conseguir experiência?


Abaixo serão mostradas dicas de como conseguir experiência antes do primeiro emprego e garantir uns pontos a mais na hora da seleção:


“Experiência de carteira não assinada” também conta!


Primeiro Emprego Vaga

Sabe aquela feira da escola que você ajudou a organizar? Ou então o grêmio estudantil ou a empresa júnior que você fez parte? Ou quem sabe, aquela força que você deu pra sua tia nas vendas do mercadinho? Abra a sua mente!


 É importante pensar em experiência como fatores que te agreguem aprendizado, desse modo você terá muito mais para apresentar no seu currículo! 



Confira também:

Como ter experiência se você não consegue uma vaga de emprego?


Situações que te deixam em posição de atendimento ao público também podem ser um aspecto positivo a se colocar no currículo e/ou para citar numa entrevista de emprego.


Para ajudar a identificar quais situações do seu histórico de vida podem contribuir para a sua imagem, pesquise modelos de currículo e veja características de experiência ou até mesmo leia os requisitos das vagas, é provável que você perceba que a lojinha de brigadeiro que você abriu no ensino médio possa ajudar em alguma vaga que envolva contato com o público, experiência com venda ou até mesmo algo relacionado à confeitaria.


Trabalhos voluntários


Trabalhos voluntários são importantes.


A maioria das pessoas pode ter experiências em diferentes áreas, ter formações e outras atribuições positivas para um currículo.


Mas poucas têm experiência com trabalhos voluntários e isso é certamente um diferencial que os recrutadores analisam.


Essa atividade, além de garantir ao candidato um nível de engajamento e, em muitas das vezes, responsabilidade social, garante experiência além de possibilitar a abertura de outras possibilidades.


Atividades extracurriculares


Para os estudantes de graduação, essas atividades são bem comuns, elas consistem em todo conhecimento que adquirem e que extrapolam a grade universitária.


 Alguns exemplos de atividades extracurriculares são palestras, congressos, rodas de conversa, mesas redondas e cursos.


A maioria dessas atividades confere ao participante certificados que eles podem agregar ao currículo.


Abuse das atividades extracurriculares, pois além de ser fácil de encontrá-las e somá-las ao currículo, em geral existem muitas opções gratuitas.


Cursos profissionalizantes


Além de usufruir de experiências próprias e trabalho voluntário, é fundamental que as pessoas em busca do primeiro emprego busquem capacitações.


 Assim como as atividades extracurriculares, para adentrar o mercado de trabalho.


Essa característica, na realidade, é inerente a qualquer profissional bem sucedido. Entre alguns dos conhecimentos genéricos aos profissionais estão: informática, Pacote Office, Internet e navegadores.


O domínio de língua estrangeira também é um aspecto que vem sendo colocado nos currículos e também pode ser um diferencial.


É necessário estar sempre aprendendo e aprimorando os conhecimentos.


Atualmente, com o advento da tecnologia e internet, é possível ter acesso a diversas dessas atividades como cursos, workshops e etc. diretamente do celular ou computador.


Artifício que ganhou muita força devido ao isolamento social ocasionado pela pandemia do Coronavírus.


Na Fleek Cursos, existem muitos cursos profissionalizantes que podem garantir a experiência e o destaque no currículo do candidato que quer sair na frente.



Com versões de cursos presenciais e online, a Fleek dispõe de uma variedade de cursos com diferentes níveis que vão desde a capacitação em inglês até a capacitação em tecnologias e até cursos administrativos.


Os conteúdos são digitais e estão sempre ao seu alcance. Visite o site e garanta a experiência necessária para conseguir o primeiro emprego.


Saiba fazer sua autopromoção!


É fundamental que os recrutadores tenham uma ideia positiva sobre as possibilidades que um candidato pode gerar para a empresa.


Além disso, que saibam para além das experiências que estão no currículo. Durante a entrevista, quando perguntado a um candidato sobre seu histórico, sobre o que faz e fez.


É interessante que ele aproveite para demonstrar detalhes do passado e cotidiano que podem ajudar com a vaga em questão. E que, mais do que tudo, possa agregar a empresa.


Os responsáveis pela seleção estarão atentos às pessoas dispostas. Isto é, que demonstrem compromisso e que podem contribuir positivamente para o crescimento da companhia de que fazem parte.


Lembre-se: mantenha-se positivo, capacitado e decore a sua carreira profissional!


É importante que as pessoas conheçam cada vez mais as dicas, visando a capacitação da mão de obra brasileira e a inserção de pessoas no mercado de trabalho.


Então, se essa leitura foi útil para você, não deixe de compartilhar com quem precisa dar uma aprimorada no currículo e dar o pontapé na jornada de trabalho!