Gestão de Projetos: Métricas

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Gestão de Projetos: Métricas. Nesse artigo vamos falar sobre métricas e como utilizá-las em processo de melhoria contínua. Clique aqui para saber mais sobre o assunto!


Quando falamos em melhoria contínua, nós definimos planos de ações baseados nos nossos históricos, analisando os indicadores como Cumulative Flow, Lead Time, Cycle Time, Eficiência do Fluxo e Throughput. Ao planejar uma ação, devemos levar em consideração o Lean Thinking, almejando eliminar desperdícios e gargalos. Neste artigo, vamos  explorar os principais conceitos e métricas para a melhor performance do seu time e resultados mais efetivos no seu negócio.



Boa leitura!


Gestão de Projetos: O que é melhoria contínua


A melhoria contínua é, como o nome sugere, uma prática de reexaminar e melhorar constantemente os processos.. Adotar uma melhoria contínua em uma empresa significa duas coisas:


  • ‎Foco no Crescimento‎‎ – A empresa deve ter um foco contínuo em melhorar ‎‎gradualmente‎‎ seus processos, serviços ou produtos. Ou seja, aperfeiçoar a maneira como você faz as coisas em movimento em vez de realizar iniciativas únicas de mudança.‎


  • Criar uma Cultura de Melhoria‎ – Na maioria das vezes, é o funcionário no chão de fábrica que é um especialista em processos da empresa, não na gestão. A melhoria contínua deve ser de responsabilidade de todos na empresa (não apenas para a equipe de melhoria de processos).‎


‎Se você está familiarizado com outros termos de gerenciamento de processos, você provavelmente está se perguntando como eles estão todos interconectados. Nós te explicamos:


  • ‎Gestão de Processos de Negócios (BPM)‎‎ – Metodologia de reavaliação e aperfeiçoamento de processos. Mais ou menos a mesma coisa que melhoria contínua. A pequena diferença é que a melhoria contínua é mais uma "filosofia" em que uma empresa deve se basear, enquanto o BPM é um conjunto concreto de ferramentas e técnicas. Você pode usar o BPM como um meio de criar uma cultura de melhoria contínua, mas não necessariamente funciona ao contrário.‎


  • ‎Melhoria do Processo de Negócios (BPI)‎‎ – O ato de analisar, agilizar e melhorar um único processo. Melhoria contínua significa realizar uma iniciativa de BPI sempre que houver necessidade dela.‎



  • ‎Reengenharia de Processos de Negócios (BPR)‎‎ – Em vez de melhorar um processo existente, você o recria usando uma nova tecnologia ou metodologia.‎


Benefícios da Adoção da Melhoria Contínua


Processos de melhoria contínua permitem que as empresas descubram problemas e encontrem maneiras de corrigi-los. Pequenas mudanças positivas feitas ao longo do tempo podem impactar drasticamente o processo geral de uma empresa. Aqui estão algumas maneiras de melhorar continuamente pode beneficiar seu negócio ao longo do tempo:


Aumento da produtividade e lucros


Ao melhorar gradualmente os processos, sua empresa começará a ver um produto muito maior por entrada. Isso, como um dado, torna toda a sua organização mais eficiente, o que finalmente se traduz em lucros maiores.


Moral e Responsabilidade do Empregado


Muitas vezes, seus funcionários podem ter muitas ideias sobre como melhorar processos ou produtos. Uma estrutura organizacional rígida, no entanto, pode desligá-los e matar sua motivação.



Em uma empresa com a cultura de melhoria contínua, por outro lado, todo colaborador é fundamental para o crescimento organizacional. Permitir que seus funcionários caminhem mais e realmente contribuam para o progresso faz com que eles se sintam valorizados, aumentando a moral geral e a responsabilidade.


Maior Agilidade


Uma organização tem que mudar o tempo todo para acompanhar a competição. Se seus funcionários forem usados para mudar regularmente, eles não serão gradualmente em fases em tempos de crise e mudança.


Pode ser benéfico para uma empresa acompanhar sua melhoria para que ela possa entender como continuar aprimorando suas operações. Existem muitas maneiras de acompanhar o progresso que um negócio faz, como métricas de melhoria contínua. Conhecer os diferentes tipos de métricas usadas para medir o progresso pode ajudá-lo a garantir que uma empresa continue a melhorar ao longo do tempo, o que pode ser especialmente valioso se definir metas claras de negócios. Veja agora algumas métricas de melhoria contínua que as empresas podem usar para acompanhar seu progresso:


Gestão de Projetos: Cumulative Flow


Cumulative Flow, é um gráfico de área que nos ajuda a identificar filas, quantidade de trabalho em andamento (WIP) e o tempo que levamos para entregar uma demanda (Lead Time), o que nos ajuda a identificar as tendências do nosso fluxo.


Este gráfico leva em consideração a quantidade de atividades por estado do fluxo. Veja alguns padrões:

Gestão de Projetos Métricas
Gestão de Projetos Métricas
Gestão de Projetos Métricas
Gestão de Projetos Métricas
Gestão de Projetos Métricas


Lead Time


O Lead Time mede o tempo que uma atividade leva para cruzar todo o fluxo até ser entregue. Veja um exemplo:

Gestão Lead Time


Cycle Time


O Cycle Time, mede o tempo que uma atividade leva para ser construída.

Gestão Cycle Time


Eficiência do Fluxo


Esta métrica ajuda a validar o sucesso do fluxo implementado. Como é calculado: Eficiência do Fluxo: Cycle Time/Lead Time*100.


O mercado leva em consideração que um fluxo de sucesso deve ter sua eficiência em 40%.


Throughput


O Throughput (Índice de Vazão), nada mais é, que a quantidade de demandas que entregamos no dia, na semana, no mês.


Utilizo muito este indicador para planejar o roadmap dos produtos que estão previstos no backlog dos meus times.

Gestão de Projetos Throughput


Conclusão


Costumo dizer que quando analisamos apenas uma métrica, a análise se torna deficiente. Para que tenhamos sucesso na implementação da metodologia Kanban e Scrum, precisamos analisar o conjunto de métricas. No nosso caso, temos Cumulative Flow, Lead Time, Cycle Time, Eficiência do Fluxo e Throughput.


Ficou interessado em analisar essas métricas para o seu negócio? Continue nos acompanhando para mais conteúdos como esse e entre em contato para nos contar a sua necessidade.


Nossa equipe ficará feliz por atendê-lo!


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