Como iniciar sua carreira em Programação? Veja agora!
O seu sonho é iniciar a carreira em programação mas ainda não sabe por onde começar? Calma que a gente te ajuda!
Para início de conversa, se a programação é algo que você deseja para o seu futuro, saiba que esse é um caminho para lá de promissor.
No ramo da tecnologia da informação, a programação é uma das principais carreiras, e nem precisamos dizer que é do futuro, é uma demanda necessária para o presente!
O especialista em programação é responsável pela criação de softwares que podem ser aplicados nas mais diversas áreas, desde a industrial até mesmo a hospitalar.
Para se tornar um(a) programador(a) é necessário conhecer profundamente linguagens de programação, desenvolver habilidades nessa área além de ser amante dos conhecimentos e conceitos de tecnologias.
E aí, quer saber mais sobre essa profissão e como iniciar a sua carreira em programação? Então fique com a gente! Acompanhe a leitura e fique por dentro da realidade desse mundo totalmente incrível e high tech que é a programação!
O que faz um programador?

Antes de saber como iniciar a carreira em programação é necessário saber o que faz um programador, certo?
Bem, esses profissionais são responsáveis por desenvolver códigos que se tornam comandos e instruções para um computador.
Esses códigos são traduzidos para a linguagem da máquina e geram um fluxo de funcionamento, de acordo com o objetivo desejado. É a partir desse conjunto de instruções que surgem o que nós conhecemos como softwares, sites e aplicativos que são amplamente utilizados no dia a dia.
Uma pessoa que trabalha com programação tem a capacidade de transformar ideias em produtos digitais necessários para uma infinidade de coisas. Além da funcionalidade, os programadores devem estar preocupados com a experiência do usuário e a segurança de dados.
A rotina de um programador envolve o desenvolvimento das diversas etapas que envolvem a construção, manutenção e modificação de softwares, aplicativos e websites.
As reuniões com os times de desenvolvimento, chefes e clientes são constantes na vida de um programador, tendo em vista que esse trabalho é extremamente personalizado e complexo.
Também é parte do trabalho a realização de testes na aplicação, versionamento do código, deploy de ambientes, correção de bugs e validação de layouts.
O que são linguagens de programação?

As linguagens de programação se trata exatamente da ferramenta de trabalho dos programadores.
Através dessas linguagens um ser humano é capaz de se comunicar de maneira que a máquina entenda, sendo esse um código compreensível para o idioma comum, com regras e palavras específicas, que permitem estruturar lógicas e criar sistemas.
Além disso, as linguagens de programação permitem a modelagem do software, que funciona como uma simulação do mundo real. Entre as linguagens mais conhecidas e utilizadas temos o C, Java, Python, C++ e C#.
Cada uma delas conta com as suas próprias regras de sintaxe e estratégias de codificação, contudo possuem muitas similaridades entre si, visto que todas herdam princípios da linguagem C.
Por isso, é comum que o programador consiga trabalhar em mais de uma linguagem.
Tipos de programadores
Você que deseja iniciar a carreira em programação precisa saber que existem diversos tipos de programadores.
Essa variação ocorre a depender do produto que está sendo desenvolvido e da tecnologia envolvida nessa construção.
Vejamos aqui quais são esses programadores:
Desenvolvedor Desktop
O programador que desenvolve para desktop tem como objetivo criar produtos compatíveis em computadores de mesa e notebooks.
Todo o desenvolvimento é baseado no acesso de arquivos instalados no disco rígido da máquina apresentando dependência de um sistema operacional.
Normalmente, os softwares são desenvolvidos para funcionar em vários sistemas diferentes, de forma a democratizar o acesso
Desenvolvedor Web
O programador web desenvolve aplicações que funcionam na internet, sendo hospedadas em um site, por exemplo.
Pode ser um website comum ou um software com acesso através da computação em nuvem. Esse modelo de desenvolvimento está em amplo crescimento, tendo em vista a demanda por acesso remoto.
Assim, os sistemas podem ficar disponíveis em qualquer dispositivo, a qualquer momento e acessado em qualquer lugar do mundo pelo usuário permitido.
Desenvolvedor Mobile
O desenvolvedor mobile é aquele que se preocupa em construir sistemas que serão acessados em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Esse modelo de desenvolvimento deve respeitar as configurações das pequenas telas, sendo suportável a memória disponível da maioria dos dispositivos móveis.
Desenvolvedor de Jogos
Os jogos também são de responsabilidade dos programadores, havendo uma gama de mentes especializadas em programar a lógica de jogos dos mais variados tipos.
O grande diferencial dos desenvolvedores de jogos é a sua capacidade de unir através de código todos os recursos gráficos e sonoros para ter como resultado um produto que rode na plataforma distribuidora do jogo.
Engenheiro de Software

O engenheiro de software é o profissional responsável por projetar novas aplicações tecnológicas e realizar manutenção em soluções já existentes.
Para além da parte técnica, o engenheiro de software é responsável pela comunicação com os stakeholders no processo de desenvolvimento e estudos de aplicabilidade do sistema.
Programador Freelancer
O programador freelancer utiliza os seus conhecimentos em lógica de programação para fechar projetos de forma autônoma, prestando seus serviços como pessoa física ou jurídica.
Esse tipo de profissional pode estar envolvido nos mais diversos níveis da programação, desde o back-end até o front-end, sem a necessidade de ter um vínculo empregatício com o tomador do serviço.
O mercado de programação

O mercado de Programação é promissor e os profissionais dessa área estão escalando posições cada vez mais importantes nas empresas.
Com a evolução da tecnologia, o mercado de trabalho na área de programação tende a expansão, tornando esses profissionais de extrema necessidade para o atendimento da demanda.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o setor de TI vai demandar mais de 420 mil novos profissionais no país até 2024.
De maneira animadora, a faixa salarial desses profissionais que dominam as principais linguagens (Java, Python, HTML, CSS) é bem generosa, chegando a cerca de R$16 mil, de acordo com o Uol.
Com relação aos locais de trabalho, um programador pode atuar tanto de forma autônoma quanto em qualquer empresa que use tecnologia em seus processos, especialmente em empresas de tecnologia que terceirizam o serviço para outras empresas.
Programadores também são amplamente requisitados em startups, agências de marketing e publicidade, entre outros.
Por que começar a estudar programação?
Como você viu anteriormente, o mercado de trabalho dos programadores está em alta e a tendência mundial é que programadores, analistas e desenvolvedores de sistemas sejam ainda mais valorizados.
Afinal, são eles os responsáveis por proporcionar soluções tecnológicas rápidas para problemas do dia a dia.
Entre os porquês de começar a estudar programação, podemos destacar que o mercado de trabalho conta com uma grande quantidade de vagas disponíveis no mercado, especialmente para aqueles que buscam conhecimento e experiência.
Além disso, dentre as carreiras de TI, a programação é a que as empresas têm mais investido, tendo em vista a necessidade de acelerar os processos de transformação digital.
Por último e, não menos importante, a remuneração é bastante atrativa, variando de acordo com a experiência de cada profissional.
Por isso, é super importante buscar ampliar o conhecimento e a experiência para estar cada vez mais preparado para o mercado de trabalho.
Como começar a carreira de programador?
Finalmente chegamos a cereja do bolo, como iniciar a carreira na área de programação. Aqui vão 4 passos fundamentais para se inserir neste mercado.
Quando o assunto é programação, a primeira coisa que você deve buscar é o conhecer a fundo Lógica de Programação e Lógica Orientada Objetos.
Esses dois conceitos são a base para quem quer ser programador, independente da linguagem utilizada ou tipo de programador que você venha a ser.
O objetivo deste conhecimento é aumentar o seu raciocínio lógico de forma a começar a criar conexões de como resolver problemas através da tecnologia.
1. Comece pela base
Quando o assunto é programação, a primeira coisa que você deve buscar é o conhecer a fundo Lógica de Programação e Lógica Orientada Objetos.
Esses dois conceitos são a base para quem quer ser programador, independente da linguagem utilizada ou tipo de programador que você venha a ser.
O objetivo deste conhecimento é aumentar o seu raciocínio lógico de forma a começar a criar conexões de como resolver problemas através da tecnologia.
2. Defina o seu foco
Depois de entender os princípios da Lógica de Programação e Lógica Orientada à Objetos é chegada a hora de escolher uma linguagem de programação para estudar.
As linguagens variam de acordo com o tipo de programador que você deseja ser. Então, escolha uma meta e parta para o conhecimento através de cursos e livros sobre o assunto.
3. Pratique bastante

Na programação a prática é essencial para criar maturidade no desenvolvimento dos códigos. Quanto mais você praticar, mais o seu cérebro será treinado para solucionar através de caminhos mais simples e eficientes.
Além de incrementar a sua experiência, a prática te ajudará a construir um portfólio bacana para apresentar aos seus futuros clientes.
4. Não deixe de se atualizar
A tecnologia evolui de uma maneira muito rápida e é por isso que se atualizar constantemente é o preceito básico para ser um bom programador.
Por isso, esteja sempre atento para as novidades na área através da participação de fóruns, newsletters e grupos nas redes sociais para não perder as novidades do mercado.
E não desanime se as coisas começarem a ficar complicadas, é normal passar por desafios no momento de aprender algo novo!
Principais dúvidas de quem deseja iniciar na carreira de programação
Veja as respostas para as perguntas mais frequentes de pessoas que desejam começar a carreira em programação:
1. O que é necessário estudar?
Tendo em vista que você precisa estudar lógica de programação, é indicado que você comece os seus estudos utilizando uma linguagem de programação mais intuitiva para a escrita.
A dica aqui é começar com o JavaScript, porque você não vai precisar instalar nenhum software ou aplicativo novo no seu computador e já começará a testar praticar.
Além do Java, o Python é outra linguagem bem interessante para os seus primeiros meses treinando e ganhando confiança nos estudos de lógica de programação.
2. Como praticar?
Não basta aprender os comandos e estruturas, é necessário praticar até a exaustão. Para ser um bom programador, é necessário muita repetição e a resolução de exercícios para identificar a evolução do seu aprendizado.
A maneira mais interessante de praticar é lidar com casos reais, necessidades que existem e que precisam de solução.
Comece com projetos pequenos e evolua à medida que o seu domínio em programação cresce.
3. Quanto tempo demora para estar pronto(a)?

A verdade é que um programador nunca está pronto, as estruturas e regras estão em constante mudança com a inserção de novas tecnologias na programação.
Mas se você está começando do zero, sem nenhuma formação de nível técnico ou superior, saiba que o seu caminho será longo.
Os primeiros cursos, aulas e livros serão a porta de entrada para uma carreira em programação, mas somente a prática é capaz de te dar a fluência.
Em média, em um ano você já consegue ter condições de começar a trabalhar com a sua primeira linguagem, montando os códigos de uma maneira mais estruturada.
Mas isso depende muito do quanto você se dedica diariamente a isso, por isso, o desempenho pode variar de pessoa para pessoa.
4. Como encontrar um primeiro emprego?
Mesmo com um grande número de vagas, as empresas costumam ter um certo receio de contratar pessoas que não contam com o diploma de ensino superior ou que não tenham experiência na área.
Por isso, o ideal é encontrar um espaço para que você possa armazenar seus testes e experiências, como o Codepen.io e o Github, criando um portfólio do que você conhece e já sabe fazer.
Dessa forma, as empresas poderão conhecer melhor sobre o seu trabalho e se interessar por você.
Dê os primeiros passos na programação com a Fleek Cursos
Com o Curso de Desenvolvedor Android da Fleek Cursos você estará qualificado para atuar no mercado de programação. Aqui você aprenderá:
- Lógica de Programação
- Java
- Desenvolvedor de Aplicativos Android
Veja só a composição da ementa do Curso Desenvolvedor Android da Fleek:
- Introdução a Programação
- Variáveis, Constantes e Tipos de Dados
- Algoritmos
- Tipos de Operadores
- Estrutura de Decisão, Repetição e Condicional
- Vetores
- Funções e Procedimentos
- Sub-rotinas
- Introdução ao Java
- Interface, Componentes e Variáveis
- Operadores Matemáticos, Relacionais e Controle de Fluxo
- Estrutura de Repetição For e While
- Manipulação de Strings
- Variáveis Compostas
- Orientação a Objetos: Classes e Métodos
- Encapsulamento
- Vetor, Laço e Lista
- Herança
- Interface Gráfica
- Sistema Operacional Android
- Mercado de Trabalho
- Aplicativo Pago
- Assinaturas
- Android Studio
- Banco de Dados
Alcance seu sucesso com a Fleek Cursos, estudando do seu jeito, de onde e quando quiser, com aulas presenciais ou ao vivo sempre com Professor. Não perca mais tempo, aprimore os seus conhecimentos na Fleek Cursos!