O Desemprego te assusta? Não deveria. Confira o artigo e entenda o porquê
Em tempos de crise, a perda de emprego é uma situação bastante comum, sendo o motivo de desespero para muitas pessoas. Todavia, com o avanço da tecnologia e maior possibilidade de disseminação de informações, cresce exponencialmente as oportunidades de renda, especialmente com o trabalho informal.
Você também pode entrar nesse mesmo fluxo e encontrar atividades compatíveis com as suas habilidades e não se preocupar mais com a falta de dinheiro! O mercado não convencional é gigantesco, permitindo que você atue nas mais diversas áreas, seja de maneira presencial ou remota, em qualquer lugar do mundo.
E aí, quer saber como ter um melhor planejamento financeiro para alcançar as suas metas e objetivos mesmo diante de um cenário de desemprego?
Então você está no artigo certo! Acompanhe a leitura!

Tipos de trabalho
Desde a Revolução Industrial, o trabalho tem se caracterizado de diversas formas, sendo usualmente referido em sua modalidade formal ou assalariada. O trabalho formal ainda é reconhecido pela maioria da população como o mais desejado, todavia, outras atividades econômicas ganham força, tendo em vista as mudanças nas formas de viver.
A busca por liberdade financeira e liberdade de horários são fatores que fizeram com que as pessoas buscassem a profissionalização para a prestação de serviços por conta própria.
Nessa realidade, modelos que têm tido destaque nos últimos tempos são os de trabalhador autônomo, freelancer ou eventual. Para dar a você um panorama melhor, vejamos agora os principais tipos de trabalho:
Trabalho Formal ou Assalariado

O trabalho formal ou assalariado é o modelo mais conhecido, se caracterizando pela presença da relação de emprego. Nesse caso, o empregador e o empregado devem cumprir um contrato que estabelece direitos e deveres de ambas as partes, e que é regido pelas regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
No trabalho formal os empregadores devem respeitar todas as condições exigidas pela legislação, e precisam inclusive indicar ao funcionário que cumpra o que é determinado. Infelizmente, esse modelo de trabalho costuma ser bastante rígido no que diz respeito aos horários, com a obrigação de cumprimento da carga horário, com horários específicos para almoço e descanso.
Essas imposições não funcionam para todas as pessoas, tendo em vista que cada um conhece as suas necessidades e disponibilidades. Por isso, trabalhadores formais muitas vezes migram para outros modelos de trabalho.
Profissionais liberais

Os profissionais liberais são aqueles que exercem a sua profissão de nível técnico ou superior sem a necessidade de vínculo com empregador, recolhendo por conta própria os seus tributos. A formação concede a esses profissionais a liberdade de exercer a sua função com remuneração de acordo com os serviços prestados.
Lembrando que a forma como deve ser praticada a profissão está regulamentada pelos respectivos conselhos federais e regionais de cada profissão. Nesse tipo de trabalho é viável que os profissionais constituam a pessoa jurídica em vez da pessoa física, para contar com mais vantagens.
Autônomo
Ao contrário dos profissionais liberais, o autônomo não precisa necessariamente ter uma formação técnica ou superior para atuar. Ou seja, se você contar com algum conhecimento específico, seja ele advindo da experiência ou de algum curso profissionalizante, é possível atuar nessa linha de trabalho.
O profissional autônomo não conta com relações de emprego com um empregador, porém deve ter registo, ter contribuição previdenciária e ter os impostos recolhidos. A vantagem desse modelo é a possibilidade de organização dos horários de acordo com as suas necessidades pessoais.
Não somente, o autônomo ou freelancer tem maior liberdade de escolher as atividades que deseja ou não fazer. Diferente do trabalhador formal que tem obrigações a cumprir para com a empresa que trabalha.
Trabalhador informal
O trabalhador informal pode ser facilmente confundido com um autônomo, mas o ponto de divergência entre esses dois modelos é justamente a ausência das contribuições individuais para a previdência e a não declaração de renda à Receita Federal.
Esse tipo de trabalhador não conta com contrato com quem faz os pagamentos pela atividade, dessa forma, o trabalho informal não tem nenhum tipo de amparo legal. Geralmente as pessoas envolvidas no trabalho informal realizam atividades mais simples, como o comércio de produtos no varejo.
No Brasil, esse tipo de trabalho é bastante comum e, como uma forma de regularizar a situação de milhares de trabalhadores informais, o Governo Federal realizou a criação do modelo de empresa Micro Empreendedor Individual (MEI).
O MEI realiza o pagamento de uma taxa pequena por mês, estão registrados com CNPJ e incluídos em diversos benefícios sociais. Dessa forma, prestadores de serviços com faturamento anual de até R$81 mil podem fazer parte do MEI e usufruir dos benefícios.
Trabalhador Eventual
O trabalhador eventual é aquele que presta serviços sem vínculo empregatício e sem a permanência no trabalho, prestando serviço específico, ocasional, esporádico, sem ter por objeto a necessidade normal do contratante. Esses trabalhadores eventuais possuem um maior grau de autonomia, que inexiste tanto nas relações celetistas quanto nas relações temporárias da Lei 6.019.
Diante dessas características, podemos dizer que pessoas que trabalham com manutenção, jardineiros, corretores, consultores e diaristas podem ser esses trabalhadores eventuais.
Vantagens do trabalho por conta própria

Como diz o próprio título do artigo, o desemprego não deve te assustar, porque o trabalho em outras modalidades que não é a formal pode oferecer a você diversas oportunidades e vantagens. Inclusive, existem trabalhadores formais que sonham em se desprender do vínculo celetista para entrar na onda do empreendedorismo.
Dentre as vantagens mais comuns das atividades que não são necessariamente formais, podemos destacar:
- Maior autonomia, com a organização de horários de acordo com as suas necessidades e demandas;
- Trabalhar em qualquer lugar, em qualquer horário;
- Liberdade para criar e produzir de acordo com as suas habilidades, sem a exigência de um padrão pré-estabelecida pelo empregador;
- Menos burocracia, com liberdade para trabalhar com os clientes que são mais interessantes para você;
- Rendimentos rápidos e imediatos;
- Possibilidade de ter mais de uma venda, com a prestação variada de serviços, sem estar obrigatoriamente vinculado a uma única atividade;
- Possibilidade de parar de produzir ou trocar a prestação de serviço sem aviso prévio;
- Maior qualidade de vida, especialmente em trabalhos que podem ser realizados no conforto de casa, sem a necessidade de estresse com trânsito e pessoas incômodas .
Alternativas de trabalho além do emprego formal, para quem acaba de passar por uma perda de emprego
Agora que você já entendeu que existem diversas formas de trabalhar sem ser da maneira formal, vejamos agora algumas alternativas de atividades que estão em alta e que podem te oferecer liberdade financeira:
Freelancer
O trabalho remoto é uma modalidade que cresce de maneira exponencial no Brasil e no mundo.
Nessa realidade, o freelancer se tornou figura chave para a realização das mais diversas atividades que podem ser realizadas através do uso de tecnologias, no seu próprio computador ou smartphone.
Você pode encontrar na internet diversos sites específicos para freelancers, como o Freelancer, Workana, 99Freelas e GetNinja, por exemplo. Esses aplicativos são próprios para conectar o profissional com empresas e pessoas que estão em busca de seus serviços. E por falar em serviços, como freelancer você pode se encaixar em uma ou mais atividades desenvolvidas por essa classe de trabalhadores. Geralmente, as demandas dos freelas estão relacionadas a:
- Redação e revisão de textos para blogs, redes sociais e sites, visando o crescimento e maior visibilidade da empresa através do marketing inbound;
- Gestão de redes sociais das empresas, especialmente no que diz respeito a questão das relações públicas, marketing digital e publicidade;
- Atividade de tradução de textos;
- Consultoria online;
- Design gráfico de posts, banners e layout de sites das empresas;
- Desenvolvimento de sites que apresentam melhor usabilidade e reconhecimento visual;
- Entre outras atividades.
Sempre existirá alguém precisando dos seus serviços e você pode trabalhar em qualquer lugar, a qualquer momento, dentro do prazo combinado com o seu cliente. Você pode se tornar freelancer no seu tempo livre ou montar a sua grade de horários na semana para garantir uma média de remuneração interessante para você!
Vendas por aplicativo
A venda de produtos através de aplicativos como o Mercado Livre e OLX são sucesso no Brasil, especialmente pelo suporte de qualidade que essas plataformas podem oferecer. Essa é uma ótima alternativa de trabalho informal, sendo bem lucrativa para as pessoas que entendem de vendas e trabalham com produtos lucrativos.
Para potencializar suas vendas nesses aplicativos, você ainda pode assinar um plano pago no site a fim de aumentar o alcance dos anúncios de seus produtos. Dessa forma, sempre que houver alguém interessado, você receberá um e-mail com o aviso.
Ainda dentro das vendas por aplicativo, o marketing de afiliados de grandes sites como Amazon, Submarino, Americanas e Magazine Luiza é uma modalidade em que pessoas promovem produtos que não são de sua autoria em troca de uma comissão por cada venda feita através da sua divulgação.
Infoprodutos podem te ajudar com a perda do seu emprego

Já pensou em lucrar com o seu conhecimento? Isso é possível com a venda de infoprodutos! Ainda não sabe o que é isso? Temos certeza que você já ouviu falar sobre o Hotmart, não é mesmo?
Essa plataforma é justamente o local onde as pessoas vendem infoprodutos, materiais fruto de conhecimentos e habilidades que são distribuídos nos mais diversos formatos. As ferramentas podem ser e-books, infográficos, aulas virtuais e muitos outros materiais que podem ser usados para promover ou ensinar sobre um assunto para as pessoas.
Se, por exemplo, você tiver habilidades culinárias ou relacionadas à música, os seus conhecimentos podem ser traduzidos em materiais ricos que podem ser vendidos nas plataformas.
Além do hotmart, você ainda pode contar com o Eduzz, Monetizze e Udemy Kiwify, por exemplo.Esses sites são especialmente indicados para quem não conta com uma rede direta de clientes ou que ainda não tem um network bem estabelecido. Por isso, recorrer a essas plataformas de conexão com os clientes pode ser uma excelente alternativa para você!
Consultoria dá um bom dinheiro, não tenha medo da perda de emprego!
Outra forma de compartilhar os seus conhecimentos e fazer uma grana boa é através da prestação de consultorias.
Essas sessões se tratam de um serviço no qual profissionais qualificados em um determinado campo ajudam outros profissionais e empresas. Então, por exemplo, um engenheiro pode prestar consultoria para diagnosticar, planejar e tomar medidas para corrigir problemas nos processos de uma determinada fábrica.
Ser consultor é um tributo de qualquer área, com possibilidades ilimitadas, tendo em vista que sempre existirá alguém ou alguma empresa que necessita da sua expertise para resolver algum problema. É muito comum que profissionais de marketing prestem consultoria a empresas e influenciadores para o desenvolvimento de perfis nas redes sociais que vendem mais e que sejam mais adequados ao público alvo.
Você pode dar aulas particulares em caso de perda de emprego

As aulas particulares existem há séculos, sendo uma importante forma de aprendizado para pessoas que preferem frequentar aulas individuais e personalizadas. Com o devido conhecimento, você pode fornecer aulas particulares para alunos aprenderem mais rápido com o seu método.
Existem diversas temáticas que exigem aulas particulares, desde o aprendizado de idiomas até mesmo aulas de música.
O reforço escolar para alunos do ensino fundamental e ensino médio também podem se enquadrar no quesito aulas particulares. Você pode ministrar aulas em sua própria casa ou na casa dos estudantes e até mesmo pode usar algum sistema de conferência virtual como o Google Meet ou Zoom, abrindo assim um maior leque de possibilidade de alunos.
A Fleek cursos é a sua aliada na profissionalização, não deixe a perda de emprego te abalar!
Como você pode ver, os trabalhos não formais exigem que você conte com conhecimentos e habilidades para oferecer os serviços aos seus clientes, certo?
Para isso, é necessário buscar a sua profissionalização com parceiros que oferecem ensino de qualidade. Nessa missão, conte com a Fleek cursos, a sua aliada nesse momento tão importante de busca de conhecimento e maior liberdade financeira!
Alcance seu sucesso com os cursos da Fleek estudando do seu jeito, de onde e quando quiser, com aulas presenciais ou ao vivo sempre com Professor.
Aqui, você pode ter acesso a profissionalização em cursos como:
- Inglês;
- Auxiliar administrativo;
- Excel avançado;
- Profissional de vendas;
- Gestão administrativo informatizado;
- Desenvolvedor android;
- Robótica;
- Programação;
- Informática;
E muito mais!
Não perca mais tempo, aprimore os seus conhecimentos na Fleek Cursos e comece uma nova fase da sua vida com uma forma de trabalho ideal para você!
Dê o primeiro passo agora mesmo clicando aqui.
Você também irá gostar de ler:
